Dar e Receber de Adam Grant

Dar e Receber de Adam Grant

Toda a carreira de Adam Grant, foi construída sobre a teoria que apresenta em Dar e Receber: as pessoas mais bem-sucedidas e os colaboradores mais produtivos são também os mais generosos e altruístas.

Adam Grant, nasceu em 13 de agosto de 1981, e aos 31 anos, já era professor titular da prestigiada Wharton School, tendo recebido o prémio de Excelência em Ensino, por todas as cadeiras que lecionou nesta universidade.

Adam Grant

Adam Grant, é consultor de empresas como a Apple, Google, NFL, IBM, GlaxoSmithKline, Goldman Sachs, Fórum Económico Mundial e Nações Unidas, além do Exército e da Marinha dos Estados Unidos. Foi homenageado como um dos professores preferidos da revista BusinessWeek e um dos 40 melhores docentes de administração com menos de 40 anos.

A questão que Adam Grant coloca no livro, Dar e Receber é: porque chegam alguns ao topo, enquanto outros não passam da mediocridade?

A partir dos resultados das suas investigações pioneiras na Wharton School, Adam Grant revela no livro, Dar e Receber, que ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas nas mais variadas carreiras não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem com base no “toma lá dá cá”. Os que chegam mais longe são os doadores, que dão o seu melhor aos outros sem reservas nem exigências.

Dar e Receber de Adam Grant

Adam Grant, explica que, nas interações profissionais, podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores esforçam-se para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores empenham-se em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de indivíduo que ajuda os outros sem esperar nada em troca.

Vídeo sobre o livro Dar e Receber

No seu livro Dar e Receber, Adam Grant mostra o que os doadores bem-sucedidos fazem de diferente em cinco áreas-chave, rede, colaboração, influência, negociação e liderança, e o que as restantes pessoas podem aprender com os métodos deles.

Por outro lado, ao examinar a base da escala de sucesso, Adam Grant constatou que os doadores também estão entre os menos bem-sucedidos. Um dos objetivos deste livro é diferenciar os dois tipos de doador e mostrar o que podemos fazer para pôr em prática as estratégias dos vencedores.

24

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião