Livro dos Insetos Homanos

Livro dos Insetos Humanos de Osama Tezuka

O Livro dos Insetos Humanos, de Osama Tezuka, é uma reflexão sobre a capacidade que nós seres humanos temos de nos adaptar à sociedade que nos rodeia, fingir que somos aquilo que queremos ser ou que os outros esperam que sejamos.

Assassinos anárquicos, empresários sem escrúpulos, directores de fachada, jornalistas… todos dançam ao som de Toshiko Tomura, uma jovem que por vezes desperta ternura e outras vezes cepticismo. Toshiko leva tudo à sua frente para alcançar algo que talvez nem exista e que nem sabe definir, mas ainda assim não cessa a sua busca.

Osama Tezuka

Toshiko Tomura, é uma parasita da sociedade, uma sanguessuga sem qualquer empatia pelos sentimentos alheios. Não conhece normas nem limites morais e, em muitos momentos duvido mesmo que tenha algum tipo de sentimento ou amor próprio, para além do egoísmo que a move, metamorfoseando-se numa ou outra personagem, alterando incessantemente as suas habilidades, a sua personalidade, mas sem estabelecer nenhuma ligação ou empatia com as pessoas que destrói.

A história do livro dos Insetos Humanos, avança sem parar, sem deixar nenhum pormenor ao acaso. Absorve o leitor sem ter necessidade de recorrer a truques literários para manter o seu interesse. Sem ter o brilho de “Adolf”, este é um romance altamente recomendado.

Livro dos Insetos Homanos

Sinopse do Livro dos Insetos Humanos: Toshiko Tomura é considerada um génio, o Da Vinci moderno. Com pouco mais de 20 anos é uma atriz de renome internacional, futura arquiteta e está prestes a receber o mais importante prémio literário do Japão. Os seus sucessos figuram nos títulos dos jornais e inspiram programas de rádio e televisão. Contudo, esta pessoa genial e com ar angelical, esconde um passado dúbio e uma personalidade inquietante como uma perigosa borboleta em constante metamorfose.

Osama Tezuka (nasceu em Osaka, 3 de novembro de 1928 – 9 de fevereiro de 1989) foi um cartunista e animador japonês, denominado como “Deus do manga”, devido à qualidade da sua prolífica produção e à influência das suas técnicas. De todos os seus livros, destacam-se Astroboy, Fénix, Buda e y Adolf.

31

Sem comentários

Deixe-nos a sua opinião